De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ

domingo, 12 de abril de 2015

Prefeitura Inaugura a Nova Unidade de Saúde Nilson Marins Cidade Beira Mar.

                                                          Fotos:De Olho em Rio das Ostras.
 Como parte das comemorações do 23º aniversário de emancipação política-administrativa a prefeitura de Rio das Ostras inaugurou na manhã desta sexta-feira, 10 de abril  a Unidade de Saúde Nilson Marins, no bairro Cidade Beiramar.
À solenidade foram convidados para ocuparem o local de honra reservado as autoridade: Secretários Municipais; representantes da sociedade civil entre eles: os filhos do homenageado Nilson Marins, O Padre João Evangelho; Pastor Moisés Dias; Rosangila Costa dos Santos, Coordenadora de Gestão e Avaliação e Auditoria-COGA; Dr. Claudio Argento, Coordenador de Gestão da Saúde Bucal; Bianca Albuquerque Cortes Monteiro, Coordenadora Municipal de DST/AIDS e Hepatites virais; Aníbal Queiroz, Presidente da Associação de Moradores da Cidade Beira Mar; Dra. Cristina Guerrieri, Secretária municipal de Saúde: Gelson Apicelo, Vice prefeito de Rio da Ostras e o prefeito Sabino.
A unidade recebeu o nome de Nilson Marins em homenagem ao farmacêutico que se estabeleceu na Cidade em 1975. Familiares prestigiaram a inauguração.
A unidade Nilson Marins funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
No local, passa a funcionar a COGA, que oferece agendamento e entrega de resultados de exames, inscrição no cartão SUS, além de outros serviços que antes eram prestados no prédio localizado no Centro da cidade, o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, que conta com consultórios para atendimento dos casos mais complexos de saúde bucal, nas áreas de endodontia, periodontia, cirurgias orais e serviço dedicado a pacientes com necessidades especiais. Para funcionamento do CEO, o Município conta com a parceria do Governo Federal por meio do programa Brasil Sorridente, para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, além do SAE-Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS, com salas de atendimento, consultórios e sala de teste rápido de HIV. O SAE oferece assistência, prevenção e tratamento às pessoas que vivem com HIV. O serviço ambulatorial conta com equipe de saúde multiprofissional, formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, entre outros.
A Coordenadora Municipal de DST/AIDS Bianca Queiroz falou das atividades de que dispõe a unidade para atender a população:
“Hoje é um dia de agradecimento, quero agradecer a prefeitura, a Secretaria de saúde, a Subsecretaria de Atenção Básica, a Coordenação de Atenção Básica, a Direção de Departamento e agradecer ao público aqui presente por estar junto com a gente em mais esse sonho realizado”.
“Hoje na verdade é um sonho que se concretiza, o sonho é que move a gente no dia a dia e esse sonho é de prestar um serviço de qualidade a esses nossos usuários que chegam que são portadores de DST/AIDS, Hepatites Virais e outros serviços”.
“Eu não podia deixar de agradecer a minha equipe porque sem ela nada disso estaria acontecendo” a Coordenadora chamou a sua equipe e agradeceu a todos”.
 O Coordenador do Programa Saúde Bucal Dr. Claudio Argento falou da satisfação de ter o programa expandido para atender um maior número de usuários:
“Há muito tempo a gente vem lutando pra colocar o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO que já estava funcionando, mas não de uma maneira adequada e agora nós conseguimos esse espaço  e vai ser muito bom oferecer pra população esse tratamento especializado”.
“Nós temos uma básica que atende em todos os postos e de acordo com o encaminhamento que ele venha receber ele será encaminhado para a coordenação do CEO”.
“Eu quero agradecer a presença de todos e quero dizer que vim do Rio de Janeiro há 16 anos e a cidade de Rio das Ostras tem uma coisa que prende a gente aqui e hoje eu sou de Rio das Ostras e quero agradecer essa acolhida de todos”, finalizou  o Dr. Claudio Argento.
Em seu discurso Rosangila Costa dos Santos, Coordenadora de Gestão e Avaliação e Auditoria-COGA falou das dificuldades que passou desde a sua chegada na antiga Sede e o que pode melhorar nestas novas instalações:
“Hoje é um dia muito especial pra mim e pra nossa equipe da Corregedoria de Gestão Avaliação e Auditoria”.
“Quando cheguei há mais de dois anos e pouco e não aceitei quando cheguei àquele local onde funcionava o COGA e não concordei com as condições que encontrei a nossa equipe trabalhando, realizando um trabalho gigantesco com uma equipe reduzida sem a menor condição de prestar um trabalho de qualidade”.
“Desde o primeiro momento prometemos a nossa equipe mudar a nossa realidade que pudesse dar a todos as condições de trabalho e uma forma mais agradável e acolhedora de recebermos  os nossos usuários”.
“Confesso que em muitos momentos me senti desanimada, esmorecida e em muitos momentos dividi essa tristeza, essa angústia e essa preocupação com a nossa secretária Ana Guerrieri e com o prefeito Sabino”.  
“A Coordenadora de Gestão e Avaliação e Auditoria-COGA tem um trabalho importantíssimo dentro da Secretaria de Saúde nós recebemos diariamente uma média de quatrocentas pessoas , mas nem todo trabalho nosso é quantificado e qualificado”.
“Nós recebemos toda demanda de necessidades de média e alta complexidade, de toda atenção básica de todo município e muitas vezes também socorremos demandas vindas do Hospital Municipal e do Pronto Socorro”.
“Por todos os motivos aqui expostos nós precisávamos de melhores condições de trabalho. O COGA é responsável é também responsável pelo cadastro de todo serviço de saúde instalado nesse município, assim como todos os funcionários da rede, responsável por todo o faturamento da rede, sem esse faturamento de forma adequada nós perdemos  financiamentos para a nossa saúde ”.
“Somos responsáveis pelo o Cartão do SUS, sem ele atualizado  não recebemos o pagamento de procedimentos realizados por qualquer serviço realizado nesse município”.
“Quero agradecer ao prefeito Sabino  pela sensibilidade, por ter acolhido a nossa angústia, a nossa necessidade e também por ter trazido a COGA para a unidade básica Nilson Marins, agradeço a nossa Secretária pelo o apoio que nos dar diariamente e todo o seu gabinete a toda a minha pequenina equipe por ser aguerrida, comprometida com a saúde publica do nosso município”.Finalizou Rosangila dos Santos.
A Secretária Municipal de Saúde Dra. Ana Guerrieri falou das dificuldades que a saúde em Rio das Ostras vem passando:
“Todo mundo sabe que a luta da saúde é uma luta muito grande, a gente luta com vida, então é muito difícil pra gente que lida na saúde ter momentos como esses  de comemorações porque a gente tem momentos de trabalhos intensos e isso aqui é um prêmio quando a gente trabalha intensamente”.
“Agradeço muito a toda minha equipe que me apóia em todos os momentos e que muitas vezes escutam de mim como chefe o que gostariam de escutar, mas as vezes isso é necessário eás vezes dói no meu coração dizer o que tenho que dizer, mas como chefe nem sempre digo coisas que gostariam de ouvir, mas nem por isso nenhum deles me abandona, muito obrigada mesmo, muito obrigada de coração à todos voces”.
“Esse é um sonho realizado, um sonho de tirar o COGA  que vinha nos pedindo desde que assumimos a secretaria para sair daquela casa pra melhoria do servidor como para a melhoria do usuário, por ser um local muito pequeno e hoje a gente pode oferecer um espaço bem maior”.
“A Bianca cansou de fazer relatórios  pedindo que o DST/AIDS E Hepatite tivesse um espaço maior e hoje a gente tem seiscentas pessoas cadastradas e estavam no Centro de saúde num espaço muito pequeno”.
“Finalmente o CEO que a gente vem lutando desde o início da nossa gestão e vislumbramos nesse espaço o que o CEO precisava e temos agora um espaço com três cadeiras odontológicas  e as coisas se encaixaram da melhor forma possível”.
“Quero agradecer s todos que colaboraram para a realização desse sonho e ao prefeito Sabino por continuar acreditando em mim”, finalizou a emocionada Secretária.
O Prefeito Sabino falou com conhecimento de causa sobre o homenageado e convocou à todos trabalhar com afinco para tirar Rio das Ostras da situação difícil que vem passando devido a crise nacional:
“Quando a gente comemora o aniversário da cidade a gente fica um pouco saudosista”.
“A gente fala da emancipação de Rio das Ostras, mas raramente falamos como começou essa luta que hoje comemoramos vinte e três anos de emancipação, mas como foi isso como tudo aconteceu, que sonho maluco foi esse de meia dúzia de pessoas que acreditavam nessa cidade quando ninguém acredita, quando essa meia de pessoas se organizaram e entre elas o homenageado Nilson Marins”.
“A história do Nilson Marins é de antes disso é uma história de generosidade, de bondade porque o Nilson era também um pouco de médico , era também o parteiro da nossa cidade era uma pessoa amiga e afetuosa que se estabeleceu em Rio das Ostras como farmacêutico, mas a questão comercial pra ele era uma questão irrelevante, porque a farmácia do Nilson deu por muito tempo mas prejuízo do que lucro porque ele atendia a todos indiscriminadamente com muito amor”.
“O Nilson está sendo homenageado aqui porque Rio das Ostras tem a prática de enaltecer os seus, porque o Nilson é riostrense,  um coração riostrense que compreendeu essa cidade, por isso essa nossa homenagem”.
“Nós estamos aqui declarando para o Brasil e para o estado do Rio de Janeiro e para até alguns dessa cidade que vive insistindo em denegrir e derrubar essa cidade, nós estamos declarando aqui em primeiro lugar o o nossa mor por Rio das Ostras que hoje completa 23 a
nos”.
“Declaramos a nossa confiança que somos capazes com riostrenses, pela nossa unidade, pela nossa união de vencer qualquer crise que se apresente  por maior que ela seja”.
“Não vamos ficar aqui reclamando não vamos superar a crise com trabalho, porque só se supera crise com trabalho não existe outra receita que não o trabalho”.
“Aí vai o papel do comandante que ainda tem condições de olhar o horizonte e dizer que essa cidade está à cima de qualquer crise porque nós somos maiores que qualquer crise e esse é o recado que deixamos hoje quando a nossa cidade completa 23 anos de emancipação política-administrativa”.
“Essa confiança que tenho na minha equipe que me faz acreditar que nós vamos superar qualquer dificuldade que venha pela frente, que Deus proteja essa cidade que neste dia dez de abril festeja seus 23 anos, que essa cidade seja abençoada, que Deus abençoe a todas as nossas famílias e nos dê prosperidade para que a nossa cidade continue a brilhar no Brasil inteiro”, finalizou com entusiasmo o prefeito Sabino. 
                       
                                  Clique aqui e veja mais fotos do evento


Um comentário:

  1. Discursos falaciosos como sempre. Retrato puro do Livro "o Príncipe" de N. Maquiavel.

    ResponderExcluir