De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Obras com Verbas Federal para Revitalizar a Praça da Baleia Começaram nesta Segunda Feira.

Começaram nesta segunda-feira, dia 27, as obras de revitalização da Praça da Baleia, em Costazul, Rio das Ostras. A recuperação do local está sendo feita com recursos federais e vai oferecer mais segurança, conforto e acessibilidade aos frequentadores do local, uma das áreas preferidas de moradores e visitantes da cidade. Os trabalhos devem estar concluídos até novembro deste ano.
 Os recursos, da ordem de R$ 1,2 milhão, foram liberados pelo Ministério do Turismo exclusivamente para a revitalização da Praça, a partir de uma emenda parlamentar do então deputado federal Adrian Mussi. O local, assim como toda a Orla de Costazul, sofreu danos estruturais sérios por anos seguidos sem manutenção.
 Desde 2014 a Prefeitura vem trabalhando na elaboração do projeto e licitação da obra, que inclui a instalação de uma base fixa da Guarda Municipal e a construção de um novo guarda-corpo. Uma nova iluminação também está contemplada no projeto, assim como novos bancos e mesas com estruturas mais resistentes. Outros postes vão substituir os antigos, degradados pela maresia. A Praça da Baleia também vai ganhar nova sinalização.
 No período da recuperação, a área ficará cercada com tapumes para garantir a qualidade das obras e a segurança dos trabalhadores, moradores e turistas.
 Mesmo enfrentando a atual crise financeira, a Prefeitura de Rio das Ostras vem concentrando esforços para realizar a manutenção em toda a extensão da Orla de Costazul. As equipes estão recuperando partes soltas ou quebradas do tabu­leiro de madeira e retirando materiais que tragam perigo a quem transita no local. 
 A recuperação da Praça da Baleia é um importante incentivo ao Turismo em Rio das Ostras, setor que se mostra a principal alternativa econômica da cidade, diante da grave crise econômica gerada no Município e Região com a queda no repasse dos royalties. 
 De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas, em 2015 os turistas movimentaram na cidade mais de R$ 50 milhões, de dezembro até o final do Carnaval deste ano, superando os números do ano anterior. Entre os setores diretamente beneficiados estão rede hoteleira e gastronômica e comércio formal e ambulante,  gerando renda e postos de empregos.

Um comentário: