De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Rio das Ostras amplia horário de visitação aos imóveis para prevenir dengue


Durante Horário de Verão, equipes vão atuar até as 20h. Ação também busca prevenir a chikungunya
O trabalho de prevenção à dengue é permanente em Rio das Ostras. Com visitas dos guardas sanitários a todas as localidades do Município e ações de educação em saúde, a cidade conseguiu reduzir em mais de 95% os casos suspeitos da doença no último ano. Este ano, o Brasil inteiro está em alerta também para o surgimento de casos de febre chikungunya, doença que é transmitida pelo mesmo mosquito e que pode ser prevenida eliminando os criadouros do vetor.

Em 2015, para ampliar a cobertura, a Secretaria de Saúde estendeu o período de visitação dos guardas sanitários aos imóveis durante o Horário de Verão. As equipes vão percorrer as casas até as 20h, horário que, em geral, os proprietários já retornaram do trabalho.

Rio das Ostras, hoje, conta com 124 agentes trabalhando diretamente nas visitas diárias. Durante a inspeção, os guardas sanitários verificam a existência de focos do mosquito transmissor e aplicam o larvicida quando há necessidade. As equipes também são treinadas para identificar pessoas com sintomas da doença e orientá-las a buscar as unidades de saúde.

CRIADOUROS - Segundo Jorgito Pinheiro, Coordenador do Programa de Controle da Dengue em Rio das Ostras, mais de 90% dos focos de larvas do mosquito transmissor estão dentro das residências. Esse número deixa claro o quanto é importante que a população colabore para conter a doença, eliminando possíveis criadouros.

“É preciso que todos trabalhemos juntos, poder público e população, para manter a dengue sob controle. Mudamos estratégias, investimos em melhorias constantes. Mas é necessário que os moradores cuidem de sua residência, de seu quintal, elimine criadouros do mosquito”, explica Jorgito.

O coordenador explica que o trabalho dos agentes é de orientação e que os proprietários são responsáveis por manter seus imóveis sem acúmulo de lixo ou outras condições que propiciem a proliferação doAedes aegypti.

ALERTA –  O Verão é sempre o período mais preocupante em relação à dengue. As altas temperaturas e chuvas, além do aumento da população flutuante do Município neste período, que leva também ao aumento do descarte irregular de resíduos sólidos, propiciam a proliferação de mosquitos.

Durante o horário de verão, a Vigilância em Saúde mudou a estratégia de visitação dos guardas sanitários para conseguir atender imóveis que, em geral, estão fechados no período comercial. Algumas equipes estão atuando até as 20h, em determinadas localidades onde o números de residências fechadas estava acima do estimado.

“Não podemos descuidar! Estamos trabalhando em todas as localidades, de forma permanente. A doença preocupa e agora estamos ainda mais em alerta com a chegada da febre chikungunya no País e no nosso Estado. A participação da população é fundamental nessa luta contra o mosquito transmissor”, finaliza a secretária de Saúde, Ana Guerrieri.

CHICUNGUNYA - A febre chikungunya é uma doença causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes Aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes Albopictus os principais vetores.

Os sintomas da doença são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema (erupção na pele) e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da doença, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é rara, sendo menos frequente que nos casos de dengue. Mais de 1.300 casos da chikungunya foram registrados no Brasil em 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário