De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Rio das Ostras Conclui Semana Nacional de Trânsito.

  A Prefeitura de Rio das Ostras promoveu mais uma edição do Fórum Permanente de Educação Para o Trânsito nesta sexta-feira, 26 de setembro e concluiu  as comemorações da Semana Nacional do Trânsito na Cidade em evento realizado na Comunidade Batista Esperança, no Jardim Campomar e contou com a presença de diversas autoridades municipais, servidores e sociedade organizada riostrense. 
Para compor a Mesa de Honra foram chamadas as seguintes autoridades:
Professor Fernando Pinto; Pastor presidente da Comunidade Batista Esperança; Paulo César Rodrigues, Coordenador de Trânsito na Secretaria Municipal de Segurança Pública; Edmundo Bittencourt, diretor de operações da Autopista fluminense; Odílio Ferreira, Diretor Superintendente da Autopista Fluminense; Professora Fernanda Rezende, Coordenadora de Educação para o Trânsito na Secretaria Municipal de Educação e Coordenadora Geral do Fórum Permanente de Educação para o Trânsito; Professora Dalva Fragoso, Subsecretária Municipal de Educação; Paulo César Viana, Secretário Municipal de Segurança Pública; Sr. João Francisco, Subsecretário  Municipal de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Professora Andréa Machado, Secretária Municipal de Educação; Vereador Derlan da Hora representando os demais vereadores; Dr. Aldem Vieira, Chefe de Gabinete, representando o Prefeito Sabino.





Na Cerimônia de abertura do Fórum a Banda Marcial da Secretaria Municipal de Segurança Pública executou o Hino Nacional e o Hino à Rio das Ostras.




  O Coro Som da Pessoa, formado por servidores municipais, fez uma ótima participação no Fórum  apresentando músicas brasileiras e contou também com uma apresentação especial de Emanuel Santos interpretando a música Rua da Passagem.


O Fórum permanente de educação para o trânsito foi criado com o objetivo de oficializar uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação com os gestores da Rede Municipal de ensino diante da solicitação dos mesmos durante o lançamento dos projetos de educação nas escolas da Rede, tendo ainda o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e hoje com uma abrangência maior e com a formação de parceria com outras cinco secretarias públicas municipais está sendo realizado em outros espaços públicos além das escolas.
O Fórum Permanente de Educação para o Trânsito é de grande relevância para o município, pois além de oferecer a reflexão sobre atitudes de risco no trânsito e levantar dados junto à população, complementará o trabalho que já está sendo desenvolvido na Rede Municipal de Ensino, de acordo a do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) Lei nº. 9.503. 
Durante o Fórum representantes da Autopista Fluminense falaram sobre o tema “Educação no Trânsito” e a Professora Fernanda Rezende apresentou um balanço das atividades desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal durante a Semana Nacional do Trânsito.
Em seu discurso a Secretária Municipal de Educação Andréa Machado falou de uma ação permanente na educação do trânsito:

“Nós Esperamos uma geração bem melhor e eu acredito muito na educação e por isso estou aqui e nós devemos ir renovando as nossas forças e esperanças através da educação porque a educação é um processo e nós poderemos até nem colher, outros educadores irão colher, talvez nós não estejamos mais no universo escolar para ver o resultado desse nosso trabalho e isso demanda de nós a questão da perseverança e da esperança e é o que nos faz acreditar”.

“Algumas cidades fazem o evento apenas durante a Semana Nacional de Trânsito, mas nós entendemos que para ser educadora uma ação como essa não pode ser pontual ela tem que ser permanente para que tenha êxito e em Rio das Ostras vai o ano todo através de Fórum nas escolas, atividades, convidando a cidade a participar desse projeto dessa parceria porque nós vislumbramos um trânsito melhor para a nossa cidade e para o Brasil”.

“Nós sabemos que hoje temos uma estatística nada favorável  porque passamos muito tempo ignorando a força e o poder da educação”, finalizou a Secretária.  
  O Secretário Municipal de Segurança Paulo Cesar Viana falou da importância da Semana do Trânsito para a geração futura:


“A importância maior da semana do trânsito é que estamos pensando na geração futura de educação com palestras, encontros para que a gente possa mudar esse trânsito caótico que temos no Brasil e no nosso município, através do respeito e da educação”,falou o Secretário.

 A Coordenadora de Educação para o Trânsito de Secretaria Municipal de Educação Fernanda Rezende falou da importância da educação para o trânsito para o Brasil:

“Trabalhar na educação de trânsito nas escolas hoje é uma prioridade porque o nosso país é o campeão no rank mundial dos que matam em acidentes de trânsito”.

“Quando a gente trás essa discussão, essa reflexão para o cenário escolar estamos em primeiro lugar mudando a consciência, mudando a formação dos futuros condutores, daqueles que vão estar guiando, conduzindo o trânsito daqui a cinco, dez, vinte anos e com isso formando esses alunos agora, porque nós também formamos adolescentes nós acreditamos que resultados serão colhidos no trânsito e que possíveis mortes serão evitadas e que transformação de consciência vai acontecer   não só nesses condutores, mas também nas famílias, nos amigos porque eles reproduzem isso”.

“Então falar qual a importância falar na educação no trânsito para as escolas é falar de vida, trabalhar a educação para o trânsito é preservar a vida daqueles que estão aprendendo que vão disseminar essas informações e desses que serão em muito pouco tempo os nossos condutores e que lá no volante daqui a pouco tempo vão mudar esse cenário”, enfatizou Fernanda Rezende.

                                             Clique aqui para ver mais fotos do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário