De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Programa de resistência às drogas forma cerca de 800 alunos em Rio das Ostras


 
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras formou mais um grupo de alunos da Cidade. A solenidade de encerramento aconteceu nesta segunda-feira, 30, na Igreja Batista Nova Jerusalém, com a entrega de certificados a cerca de 800 alunos das escolas municipais que foram capacitados para multiplicar informações sobre as causas do uso de drogas e as consequências da violência dentro da sociedade.

Foram formadas 12 turmas do 5º ano que, desta vez, também aprenderam sobre os graves traumas causados pelo bullying, comumente praticando dentro das unidades escolares em todo mundo. O prefeito Sabino também esteve no local e agradeceu o empenho da Polícia  Militar neste trabalho de prevenção.

“Fico bastante satisfeito em perceber a presença dos pais e responsáveis que vieram na formatura destes meninos e meninas em plena tarde de segunda-feira. O incentivo de vocês, junto ao Poder Público, é fundamental para a construção de cidadãos mais conscientes sobre os riscos das drogas. Aproveito para parabenizar a Policia Militar pelo incansável serviço prestado aos nossos jovens”, disse o prefeito Sabino. 
Durante o curso, os alunos fizeram redações sobre o aprendizado adquirido no Proerd e as melhores foram premiadas. Segundo a policial militar Cristiane Nassif, instrutora do programa em Rio das Ostras, o bullying foi um assunto tratado com recorrência nos textos produzidos pelos estudantes.

“O bullying é uma realidade dentro das escolas e cabe a nós ajudar a ensinar aos alunos sobre os estragos que essa prática pode causar na na vida das pessoas. Acho que é algo tão próximo deles que acabaram abordando esse tema dentro dos textos escritos para o concurso de redações que promovemos”, contou a policial militar Cristiane.

Em Rio das Ostras,  o programa atua desde 2010 e já formou cerca de 9600 jovens para serem multiplicadores de informação. Para a secretária de Educação, Andréa Machado, “o mais importante é contribuir para que os estudantes identifiquem as pressões e influências diárias que possibilitam o uso de drogas e à pratica de violência, ajudando-os a resistir a essas práticas”.

Também estiveram presentes o secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, o secretário de Segurança Pública, Paulo César Viana, a subsecretária de educação, Dalva Fragoso, o subtenente estadual da Polícia Militar, Ubaldo Nunes, e subtenente Veiga. 

                                                          PROERD 
 O Proerd é um programa comandado por policiais militares treinados e preparados para desenvolver atividades lúdicas dentro do espaço escolar. Nos encontros desenvolvem metodologias especialmente voltadas para crianças, oferecendo oficinas com uma linguagem acessível às diferentes faixas etárias,. Assim, estimulam os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em quem se encontram vivendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário