De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Pré-Matrícula Escolar on-line em Rio das Ostras é sucesso, ainda dá tempo!


Previsão é de que cerca de 5 mil novos alunos ingressem na rede municipal de ensino em 2015
                                                                                         Foto-SECOM

Rio das Ostras realiza o processo de pré-matrícula on-line que termina nesta sexta feira, 23 de janeiro dos novos alunos que ingressam na rede municipal de ensino. O cadastro pode ser realizado a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone conectado à internet, por intermédio do site da Prefeitura.  A previsão é de que cerca de 5 mil novos alunos sejam inscritos na rede em 2015. O início das aulas do ano letivo está previsto para 9 de fevereiro.

Para a Secretária de Educação, Andrea Machado, o processo de pré-matrícula on-line já está consolidado no Município.  “As inscrições pela internet estão sendo realizadas conforme o esperado. Podemos verificar a confiança da população. Só no primeiro dia foram cerca de 1.800 alunos matriculados. O sistema on-line oferece muitas vantagens, como conforto, transparência e agilidade. Antigamente os pais tinham que esperar semanas para ter o resultado. Hoje tudo é resolvido em poucos dias. O processo on-line também é mais econômico para o Município”, explicou.

“Os pais entenderam que a inscrição on-line realmente funciona e tem transparência e praticidade. A estratégia da Secretaria de estabelecer o funcionamento dos Polos de Atendimento para os dois últimos dias de pré-matrícula também foi bem sucedida. Não houve filas e o tempo de atendimento está sendo rápido”, afirma Lília Rodrigues, coordenadora técnica pedagógica da Secretaria.

De acordo com a coordenadora, os Polos de Atendimento, presentes em seis escolas municipais, representam o suporte planejado pela Secretaria de Educação para quem tem dificuldade em lidar com a plataforma on-line ou não possui computador em casa ou trabalho. “A demanda nos primeiros dias foi bastante expressiva. Cresce a confiança no uso da ferramenta on-line para a realização da pré-matrícula”, completou.

Nesta quinta-feira, dia 22, Gilda Paz Trindade realizou a matrícula do filho Luiz Felipe no Polo de Atendimento da Escola Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança. “Meu filho vai estudar aqui no Abdalla. O atendimento foi ágil. Tenho dificuldade de usar o computador e precisei de ajuda”, afirmou. 

“As atendentes me auxiliaram na inscrição das minhas duas filhas e ainda forneceram informações sobre as escolas onde foram matriculadas, a Escola Professora América Abdalla e a Escola Fazendas Reunidas Atlântica. Tudo foi realizado em poucos minutos”, comemorou Rosicleia da Silva.


 O Sistema Integrado de Matrícula On-line oferece comodidade e praticidade aos pais e responsáveis. Pelo sistema é possível verificar as vagas disponíveis em cada unidade da rede municipal de ensino de forma segura e ágil. O cadastro on-line reserva a vaga do aluno na escola escolhida durante três dias úteis, prazo para o responsável concluir a matrícula pessoal na escola.

No ato da pré-matrícula on-line, o sistema fornece um número de protocolo, que pode ser impresso ou enviado por e-mail. Esse número vai permitir aos responsáveis pelo aluno acessar o cadastro no Sistema Integrado de Matrícula Escolar do município. O acesso também é permitido a partir do nome da criança, nome dos pais e data de nascimento do aluno.

 Com o objetivo de garantir o acesso ao cadastro on-line para aqueles que têm dificuldade de uso da internet, a Secretaria de Educação está disponibilizando de janeiro, das 9h às 16h, polos de atendimento nas escolas municipais Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar; Padre José Dílson Dórea, no Âncora; Professora América Abdalla, em Nova Esperança; Marinete Coelho de Souza, em Cantagalo; Henrique Sarzedas, em Rocha Leão; e no Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero), em Nova Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário