No primeiro ano da atual Administração Municipal projetos e programas foram criados, ampliados e reformulados alcançando 150 mil atendimentos
A Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras começa 2014 fazendo um balanço positivo das ações desenvolvidas ao longo do ano passado. Em seu primeiro ano à frente da secretaria, Rose Santos destaca a importância de um trabalho planejado e feito seguindo os critérios de uma gestão responsável com os recursos públicos. A preocupação em desenvolver políticas voltadas para a segurança e a cidadania das mulheres, como a criação da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, e a adequação do espaço para atendimento na Casa da Criança do Liberdade, que ganhou uma nova sede, também merecem destaque na avaliação da secretaria. A inauguração do Creas – Centro Especializado de Assistência Social, em Balneário Remanso, foi outra ação importante e uma conquista para pessoas em situação de risco social.
Já no início de 2013, houve um recadastramento dos beneficiários do Cartão do Bem Social. Com isso, o atendimento foi ampliado e hoje conta com 3.100 beneficiados com o valor de 100 reais por mês. Ao longo do ano aconteceu também a migração da cesta básica para o Programa Cartão do Bem Social. Usuários passaram a receber 100 reais por mês para ajudar nas suas necessidades. Os programas de transferência de renda possibilitam às famílias comprar produtos de acordo com suas prioridades e esse dinheiro ainda circula no comércio local, movimentando a economia da cidade.
Os idosos que recebem auxílio financeiro da Prefeitura de Rio das Ostras também tiveram aumento em seus benefícios. O valor que era de 260 reais passou a 360 reais. O anuncio foi feito em novembro pelo prefeito Sabino durante a programação festiva do Dia do Idoso, que reuniu mais de 600 pessoas no Parque da Cidade, em Nova Cidade.
A Secretaria de Bem-estar Social ainda mantém um Banco de Empregos, onde as vagas são divulgadas semanalmente pelos telefones 2771-6413 e 2771-6428.
Outro momento que merece destaque nas ações do ano passado foi a entrega das certidões de casamento dos 91 casais que participaram de uma cerimônia promovida pela Prefeitura em 2012. A atual gestão se empenhou para que os documentos fossem entregues, uma vez que eram aguardados, principalmente pelos benefícios que um registro de casamento oferece àqueles que escolhem construir uma vida juntos.
Outro momento que merece destaque nas ações do ano passado foi a entrega das certidões de casamento dos 91 casais que participaram de uma cerimônia promovida pela Prefeitura em 2012. A atual gestão se empenhou para que os documentos fossem entregues, uma vez que eram aguardados, principalmente pelos benefícios que um registro de casamento oferece àqueles que escolhem construir uma vida juntos.
Rio das Ostras também deu mais um importante passo nas políticas voltadas para a segurança e cidadania das mulheres. O prefeito Sabino sancionou, em 9 de agosto, a Lei que criou a Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, com a finalidade de promover, assessorar, assistir, apoiar, articular e acompanhar programas e projetos voltados para a população feminina. Entre as atribuições da coordenadoria está a gestão da Casa da Mulher (Centro Especializado em Atendimento à Mulher).
Com o objetivo de oferecer um espaço físico adequado, a Administração Municipal inaugurou uma nova sede da Casa da Criança, o que possibilitou ampliar o atendimento de 45 para 120 crianças, garantindo mais conforto e qualidade dos serviços. Segundo Rose Santos, oferecer um espaço melhor para os atendidos no projeto foi um compromisso assumido. “Conheci as unidades e fiquei encantada com a dedicação de toda equipe. Percebi, no entanto, que o espaço físico da Casa instalada no Liberdade não era adequado. Aceitamos o desafio de procurar um novo imóvel e prepará-lo para receber as nossas crianças”, relembrou Rose, destacando que o Município conta com mais três Casas da Criança, sendo duas localizadas no Âncora e uma em Cidade Praiana. Ao todo, são 300 crianças atendidas, com idades entre 1 ano e meio a 6 anos incompletos.
Para facilitar o atendimento aos moradores, houve a transferência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Central para Nova Cidade, que passou a funcionar no mesmo prédio do Centro do Idoso, no Parque da Cidade. “Identificamos que a maior demanda do Cras Central, que funcionava na sede da secretaria, era de moradores de Nova Cidade. Decidimos, então, transferir o atendimento para essa localidade e assim facilitar o acesso dos assistidos”, explicou a secretária. A construção de dois Centros de Assistência Social, sendo um no Âncora e outro na Cidade Beira Mar, estão sendo finalizadas e com previsão de entrega à população ainda este mês.
Outra inauguração, a do Creas - Centro Especializado de Assistência Social, que funciona em Balneário Remanso, também merece destaque entre tantas outras ações. O espaço surgiu para atuar na proteção e reintegração social de pessoas que tiveram os seus direitos violados no âmbito familiar. “Temos obrigação de atender àqueles que estão em situação de risco social. Precisamos acolher essas pessoas porque o álcool e as drogas estão cada vez mais próximos delas. Nosso objetivo é que todos se sintam acolhidos e protegidos aqui”, afirmou o prefeito Sabino. Atualmente, os serviços do Creas beneficiam 150 famílias.
“O ano de 2013 foi ao mesmo tempo de muito trabalho e muita satisfação, principalmente por termos conseguido muitas inovações e conquistas. Não posso esquecer de agradecer a toda minha equipe. Graças ao empenho de todos conseguimos alcançar a marca de 150 mil atendimentos no ano passado”, comenta a secretária, que ainda destaca a aprovação do Plano Municipal de Assistência Social com ações definidas para o período de 2014 – 2017, um instrumento de gestão cujo objetivo é sistematizar o planejamento técnico e financeiro da política de assistência social no município de Rio das Ostras.
“A assistência no Município precisa ser compartilhada com a população que pode e deve ajudar. Estamos com uma gestão muito consciente e responsável, ampliando nosso atendimento cada vez mais, mantendo os bons projetos, criando novos e reformulando outros. Isso demonstra nossa preocupação em acertar”, finalizou a secretária Rose Santos.
NOVA SEDE - No último dia 2 de janeiro a Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras passou a atender em um novo endereço. A sede agora funciona na Rua Paraná, esquina com Rua Barros da Motta e Pacífico Jardim, quase em frente ao Hotel Vilarejo, em Cidade Beira Mar. A secretaria mudou completa com atendimento do Gabinete da secretária e do subsecretário, Fundo da Assistência Social, Fundo da Infância e Adolescência, Conselho Municipal da Assistência Social, Coordenadoria das Unidades as Secretaria de Bem-estar Social, Banco de Empregos, Programa Jovem Cidadão, Coordenadoria Casa da Criança, Gestão dos benefícios: Cartão do Bem Social, Bolsa Família, Renda Melhor e Renda Melhor Jovem (Governo do Estado), Projeto Vencendo Barreiras e Projeto Feliz Idade, além do Cadastro Único e dos auxílios assistenciais: prótese, órtese e cadeira de rodas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário