De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A Fundação Rio das Ostras de Cultura está em Boas mãos: Cosme dos Santos-Um ator Veterano e um Gestor Moderno




O ator Cosme dos Santos assumiu a presidência da Fundação Rio das Ostras de Cultura no último dia 2 de janeiro a convite do atual Prefeito Alcebíades Sabino "Um apaixonado por Cultura" de quem é amigo há muitos anos e quer transformar a Fundação num espaço do povo para o povo e promete valorizar os artistas Riostrenses.

Nascido em Campos dos Goytacazes, Cosme dos Santos lida com a cultura desde os sete anos de idade quando participou do seu primeiro filme, "Assalto ao Trem Pagador" que foi um marco no cinema nacional dirigido por Roberto Farias datado de 1962. Além de outros dezessete filmes nacionais. 
Participou de trinta e seis novelas em vários canais de Televisão desde a TV Excelsior, TV Tupi, TV Manchete e várias novelas de época na TV Globo.

  Formado em Direito, Cinema e Artes Dramáticas,  com Pós graduação em Gestão Pública se declara um apaixonado por tudo que diz respeito a cultura e se preparou bem para esse importante cargo e pretende levar a gestão cada vez mais a sério em sua carreira.
 
Morador de Rio das Ostras há mais de dez anos ele confessa a sua paixão pela cidade que conhece há muitas décadas desde que ainda era conhecida como "Terra dos Peixes" e já admirava o movimento cultural e artístico Riostrense e sentia que havia uma carência de valorização do artista local e uma difusão maior dessa cultura.

 Com um perfil de um administrador moderno o ator Cosme dos Santos soma ao seu curriculo a sua atuação junto ao Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro o que lhe permitiu uma visão abrangente sobre a importância da formação e qualificação dos profissionais. 
Com tanta bagagem cultural foi imediata sua identificação com o trabalho do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro onde pretende ampliar o acesso aos cursos.
Como “todo artista tem de ir onde o povo está”,  assim ele define algumas de suas diretrizes: popularizar a cultura mostrando que o trabalho da Fundação Rio das Ostras de Cultura deve ser acessível a todos.

 O Blog "De Olho em Rio das Ostras" foi até o gabinete do Presidente da Fundação Rio das Ostras de cultura o ator Cosme dos Santos saber quais são os seus novos projetos e quais os que serão revitalizados.
Com seu carísma e seu sorríso de sempre Cosme dos Santos falou com descontração sobre as suas prioridades à frente da Fundação:

“Nosso objetivo é oferecer à população vários meios culturais sempre valorizando os talentos locais. Vamos resgatar a autoestima dos artistas de Rio das Ostras promovendo festivais de música, teatro, dança e cinema. Quero implantar cursos de cinema e realizar festivais de curtas-metragens. A Casa da Cultura Bento Costa Junior é um excelente espaço para exposições de artes plásticas e pinturas, vamos explorar mais este campo”  colocou o Presidente Cosme dos Santos.

De Olho em Rio das Ostras: Presidente quais são os planos para uma maior interação entre as secretarias? 
Presidente Cosme dos Santos: A pedido do nosso prefeito Sabino estamos nos empenhando para uma integração entre as secretarias de Educação, Cultura,Turismo e Esportes, são áreas que não podem mais caminhar sózinhas no panorama em que vivemos hoje.
De Olho em Rio das Ostras: O Senhor não acha que é preciso uma divulgação maior dos pontos culturais e mesmo mais sinalizações? 
Presidente Cosme dos Santos: Estamos reinvidicando junto a Prefeitura uma sinalização mais eficaz para identificar esses pontos por exemplo: Até pra quem mora em Rio das Ostras se quiser saber onde fica o nosso teatro fica difícil porque não existe uma Placa grande de idenficação nem sinalizações no trânsito que leve o interessado ao local até mesmo a nossa casa de cultura será bem sinalizada porque queremos o povo aqui e isso já está sendo providenciado e vai facilitar a todos o acesso a esses pontos de interesse público cultural. 
De olho em Rio das Ostras: Quais os seus projetos que vão valorizar o artista local?
Presidente Cosme dos Santos: Promover a volta dos festivais de teatro, incentivar cada vez mais o festival de dança que já é famoso e bem conhecido por todos, vamos promover um festival de cinema, promover alguns curtas metragens com autores, atores e diretores locais.   
Como estamos falando de interação vamos promover palestras de cineastas famosos como: Fábio Barreto, Walter Lima Junior, Cacá Diégues, Nelson Pereira dos Santos, Fernando Meireles e muitos outros para o público e para orientar os nossos profissionais da área dando-lhes uma direção e mostrando o que estão fazendo.
 Informação nunca é demais.
Vamos convocar todos cineastas Riostrenses para começarem a produzir curtas metragens e num futuro bem próximo iremos criar um festival de curtas com a prata da casa isso é cultura e Rio das Ostras é isso é toda cultural.
  De olho em Rio das Ostras: Quais são os planos para que o público de Rio das Ostras tenha mais acesso ao teatro e a peças de grandes autores e artistas nacionais?
Presidente Cosme dos Santos: Já estamos contactando alguns produtores de espetáculos do Rio de Janeiro e até de São Paulo de acordo com a capacidade do nosso espaço para apresentações pelo menos de quinze em quinze dias ou no mínimo uma vez por mes e pra isso esses contatos já estão em andamento, deixando bem claro que a vinda desses espetáculos não influa no nosso trabalho com os nossos artistas locais, mas que sirva para uma interação maior entre eles.
De Olho em Rio das Ostras: Essa sua trajetória profissional com certeza lhe dexou à vontade para ocupar esse cargo de Presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Presidente Cosme dos Santos: Eu estou na estrada cultural há muitos anos e me preparei mas estou sempre tentando melhorar porque sempre foi um desejo meu e todo artista no fundo tem um lado político porque eu acho que através da política podemos atender a um maior número de pessoas, as comunidades que precisam desse trabalho político e aí aconteceu o convite do nosso Prefeito Sabino e espero corresponder a todas expctatívas de levar cada vez mais cultura para o nosso povo.
 Mas o grande divisor de águas dessa gestão, segundo ele, será a democratização do fazer cultural. “A adoção de edital público de seleção anual de projetos como forma de incentivo à classe artística vai viabilizar a concretização de projetos de artistas locais”. concluiu.

Pra finalizar esse nosso encontro o Presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura citou o Hino de Rio das Ostras "Cidade Mãe"- de quem nasce e quem vem pra ela. Apaixonado declarou "sou seu novo filho".
https://mail.google.com/mail/ca/images/cleardot.gif

Um comentário:

  1. meus parabéns cosme vc merece já lutou muito agora fazendo pelo outro vc e o cara





    ResponderExcluir