De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Rio das Ostras reforça frota de ambulâncias


   Num evento realizado nesta terça-feira, dia 29 de julho, foi oficializada a entrega de uma nova ambulância para Rede Municipal de Saúde de Rio das Ostras graças a parceria da concessionária Autopista Fluminense e vem se somar às novas 13 ambulâncias que estão sendo adquiridas pela Prefeitura para renovar a frota. A entrega contou com a presença do prefeito Sabino, do presidente da Câmara Municipal, Alzenir Pereira Melo, vereadores e secretários municipais e com representantes da empresa.



O novo veículo será utilizado no serviço de emergência, no Pronto-Socorro e Hospital Municipal.


                                                          O senhor Edmundo Regis Bittencourt diretor de operações da Autopista Fluminense, representando a Concessionária falou da parceria com Rio das Ostras e os outros 13 municípios de abrangência da empresa, que também estão sendo beneficiados pelo Grupo ARTERIS, do qual a  Empresa faz parte.

“Esse é um programa social do nosso grupo que está atendendo os 13 municípios cortados pela rodovia. A iniciativa está dentro do nosso foco de redução do número de acidentes e na melhoria da qualidade do atendimento às vítimas”, disse o diretor.

Em seu discurso a secretária de Saúde, Dr.Ana Cristina Guerrieri falou da  importância do aumento da frota:

“A frota atualizada vai contribuir para o transporte mais seguro e eficiente dos pacientes. “Estamos sempre buscando a melhoria nos serviços de saúde e a atualização dos veículos de transporte e de emergência é uma de nossas prioridades”.

 De Olho em Rio das Ostras ouviu a Secretária que agradeceu a parceria com a Concessionária:

“A ambulância doada pela a Auto Pista Fluminense é de grande importância para Rio das Ostras”.


“Pegamos o município com muito poucas ambulâncias estamos tentando comprar 13 novas ambulâncias, mas enquanto essa compra não se realiza a vinda desta ambulância é de grande importância”.

“Mas a maior pareceria da Autopista Fluminense não é a ambulância é a sua participação na Educação no Trânsito que hoje a gente tem muitas vítimas de trânsito no município de Rio das Ostras”, disse a Secretária. 

 A entrega da ambulância aconteceu na mesma data da segunda reunião pedagógica anual com os educadores de Rio das Ostras e outras cidades que integram o Projeto Escola e o Programa Viva Meio Ambiente, do Grupo ARTERIS. O grupo está desenvolvendo um cronograma de atividades com foco na humanização no trânsito e preservação ambiental.                                                                         

Em seu discurso o prefeito Sabino falou sobre o sucesso da parceria com a concessionária e sugeriu o apoio da empresa ao Festival de Jazz e Blues da cidade e aos projetos de Educação no Trânsito do Município:

 “Agradecemos a doação, que em muito contribui com o nosso empenho pela ampliação e renovação da nossa frota de Saúde. Não é um processo simples comprar ambulâncias, porque elas são montadas em partes, por diferentes empresas, mas estamos fazendo o possível para que em breve a população já possa contar com 13 novas ambulâncias, além das novas motos e unidades móveis que já estão em operação”.


De Olho em Rio das Ostras conversou com o Prefeito Sabino que falou das parcerias que a cidade vem fazendo:

“Nós estamos recebendo hoje da  Autopista Fluminense, Concessionária da BR-101 uma ambulância para fortalecer a Frota de ambulância de Rio das Ostras e estamos muito satisfeitos”.

  “Nós queremos ampliar muito mais essa pareceria queremos que a Concessionária Autopista Fluminense possa participar conosco principalmente nas campanhas de Educação para o Trânsito e de outras muitas parcerias”.

“È um momento muito bom pra Rio das Ostras, a duplicação da BR-101 vai ter um impacto muito positivo aqui no município no desenvolvimento da atividade turística e na Construção Civil”.

“É um novo momento que a cidade vive é o momento das parcerias”. Falou o Prefeito


                         Clique aqui pra ver mais fotos do evento.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Prefeitura Entrega Mais um Posto de Saúde a População de Rio das Ostras.

                          Fotos: De Olho em Rio das Ostras.
                         
A Prefeitura de Rio das Ostras entregou nesta quarta feira, 23 de julho  mais uma Unidade de Saúde que fará parte do Projeto Estratégia de Saúde da Família no Município localizado na Avenida Linda, no bairro Nova  Esperança.                                                                                                                                  
A Solenidade de inauguração contou com a presença de várias autoridades locais entre elas: Secretários Subsecretários municipais, vereadores, Funcionários Municipais, profissionais que vão atuar na unidade de saúde e comunidade. Também participaram da cerimônia os familiares de Dona Edimeia (Alcimeria Melo Barreto), que dá nome ao posto.
A antiga moradora de Nova Esperança morreu em 2009 e era uma pessoa querida e atuante na localidade, além de convidados para ocuparem a Plataforma Especial: Luiz Claudio Matos Rodrigues-Engenheiro da Empresa Neon Rio Construções;  Maria José Mello Barreto-Representando os Filhos e a família da Homenageada; Leonardo Caldeira-Presidente da Associação dos moradores do bairro Nova Esperança; Sandro Pereira Ribeiro-Gerente do Posto de Saúde; Mário Jorge Rebello - Subsecretário de Obras do Município; Wayner Fajardo Gasparello-Secretário de Obras; Luiz Mariano Jatobá-Presidente do Fundo Municipal de Saúde; Dr. Percival Machado – Subsecretário de Atenção Especial; Dra. Lenise Pedrosa-Subsecretária de Saúde e atenção básica; Adriana Moutinho-Subsecretária de Vigilância em Saúde e Saneamento; Dra. Carla Tavares-Delegada da Polícia Civil de Rio das Ostras; Dra. Ana Cristina Guerrieri-Secretária Municipal de Saúde de Rio das Ostras; Alzenir Pereira-Presidente da Câmara Municipal de Rio das Ostras e  Sabino-Prefeito de Rio das Ostras.
Dando continuidade à ampliação da rede de atendimento de Saúde Pública a nova unidade de saúde irá beneficiar cerca de 12 mil moradores das localidades Nova Esperança, Liberdade e Parque São Jorge.
Vão atuar no novo posto de saúde três equipes de Estratégia de Saúde da Família, compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, dentistas e atendentes de consultório dentário, além dos agentes de endemias. Assim que começar o funcionamento da unidade, a Secretaria de Saúde dará início ao processo de cadastramento das famílias.
Construído dentro dos critérios de acessibilidade, o novo posto tem 970m2, com sete consultórios, sendo dois ginecológicos, dois odontológicos e três de atendimento geral, além de salas de vacinação, curativos e exames e farmácia. https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
   O Secretário municipal de Obras Wayner Fajardo fez o uso da palavra e falou da marca registrada do governo, a qualidade:

“Senhor Prefeito há exatos 32 dias o Senhor Entregou a comunidade o Centro da Saúde da Família do bairro Âncora e hoje está entregando um outro posto de saúde e a gente que vai em várias cidades não ver cidade de uma obra como essa que é a marca do seu governo e da nossa Secretaria de fazer obras de qualidade”.

“Dra. Ana Cristina a senhora hoje está recebendo um sonho que nasceu na minha mesa junto com meus arquitetos e arquitetas um desses engenheiros, técnicos, topógrafos colegas da Secretaria de Obras, Mário Jorge grande amigo e parceiro, grande engenheiro e esse sonho que nasceu ali e que a gente suor bastante para torná-lo tão lindo e maravilhoso eu tenho certeza que a sua equipe, os seus médicos dedicados  que estão presentes, o Sandro Pereira irão tocar com o mesmo amor e carinho que tocamos essa obra”.

“A empresa que construiu o engenheiro Luiz Claudio e todos os profissionais, a empresa que fez a urbanização e todos os seus profissionais, todos estão de parabéns e a cidade ganhou  um grande monumento que é a marca da administração do governo Sabino que é o zelo, o bem estar e a preocupação com a saúde  de nossa população”, Salientou o Secretário Fajardo”.

Em seu discurso a Secretária Ana Cristina Guerrieri lembrou quando começou o seu trabalho em Rio das Ostras e fez agradecimentos:

“É uma emoção estar aqui em Nova Esperança, local onde comecei a trabalhar há 18 anos, assim que passei no concurso da Prefeitura. É um sonho realizado poder trabalhar com prevenção, proteger nossa população e entregar à comunidade uma obra tão bem feita como essa, que tem a cara deste governo”.

“Agradeço o empenho de toda a minha equipe e ao Prefeito Sabino os investimentos na Saúde Básica cujos benefícios foram importantes, por exemplo, para reduzir as notificações de dengue em 2014, que caíram de 6 mil para 170, em relação ao primeiro semestre do ano passado”.

Ao De Olho em Rio das Ostras a Secretária falou da satisfação de entregar mais uma unidade para a população:






Em discurso o Prefeito Sabino falou da prevenção de doenças como base ao invés de tratar o caso quando se torna grave e de novas unidades voltadas para a saúde:

“É preciso se antecipar à doença e não deixar para tratar o paciente quando ele já se torna um caso grave. Em 22 anos, foram construídas 20 unidades de saúde em nossa cidade. Em um só ano, estamos construindo mais 10”, disse o prefeito Sabino, lembrando que, em breve, a cidade vai ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o novo posto de saúde em Cidade Beiramar, a Residência Terapêutica, a nova sede da Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria (COGAA), entre outras. Ele anunciou, ainda, o objetivo de construir um novo posto de saúde no Extensão Serramar.


Ao De Olho em Rio das Ostras o Prefeito Sabino falou da importância de instalar cada vez mais postos de saúde nos bairros:


                                Clique aqui para ver mais fotos do evento.

domingo, 27 de julho de 2014

Arraiá do Feliz Idade reúne idosos e seus familiares no Parque Nova Cidade em Rio das Ostras

                                                   Fotos-De Olho em Rio das Ostras.
  Mais um “Arraiá do Feliz Idade” movimentou o Parque da Cidade neste sábado dia, 26 de julho e a  chuva que caiu quase o dia inteiro e o frio que fez em Rio das Ostras não atrapalhou em nada o brilho da festa dedicada aos cidadãos do grupo “Feliz Idade” que contou a participação de aproximadamente 1.500 convidados que participaram de muitas atividades: dança, brincadeiras, quadrilha, casamento na roça, pesca muitas comidas típicas como: caldo verde, cachorro-quente, bolos e refrigerantes”,, sorteios de eletrodomésticos e de utilidades para o lar e um bom forró que não podia faltar numa festa de no Arraiá.

 O Arraiá do “Feliz Idade” no segundo ano do governo Sabino é promovido pela Secretaria de Bem Estar Social que tem como Secretária a Primeira Dama de Rio das Ostras, senhora Rose Santos, que tem dado ao idoso o que ele mais precisa: atenção; assistência e entretenimento. e pelo segundo ano é festejado com muita alegria.

 Entretenimento com o apoio da Prefeitura Municipal s idosos do Projeto, que é desenvolvido pela Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras, prometem muita alegria e descontração durante a festa e como sempre acontece, os participantes garantem muita vitalidade e animação. 
                                               
A Secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos falou com entusiasmo do “Arraiá do Feliz Idade” que proporciona momentos alegres e o reencontro com grandes amigos:




                                        Clique aqui para ver mais fotos do evento.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Rio das Ostras recebe músicos do Sul e Nordeste na Casa do Jazz


        Muitos músicos se reinventam, repaginam canções, constroem um jeito próprio de fazer seu som. E é para eles que a Casa do Jazz, instalada na Cidade do Jazz, em Costazul, abre suas portas. Cantores e instrumentistas com propostas originais vão atrair a atenção dos amantes da boa música durante o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Passarão por esse palco músicos de diferentes estados brasileiros. Os shows na Casa do Jazz acontecem dias 8, 9; 15 e 16 de agosto.

“Hoje a Casa do Jazz é um espaço muito respeitado e procurado pelos músicos de todo Brasil. E quando vemos nossos artistas tocando de seu jeito próprio, com um estilo original é uma grande honra. Temos a certeza de que estamos colocando estas bandas em um dos eventos de maior destaque no País”, diz Cosme dos Santos, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

NOVOS SONS - Quem passar pela Casa nesta 12ª edição do evento poderá ouvir blues ao som da sanfona de Alyne Araújo, o rock progressivo do grupo Anxtron, música instrumental, com a banda friburguense Tócaz, entre outros.
Para Luciano Alves, que vem do Rio Grande do Sul, tocar na Casa do Jazz era um sonho que agora se torna realidade. “Vou ter a oportunidade de trazer canções de meu segundo disco e mostrar para um público com pessoas de diversos lugares do Brasil. Para mim é uma honra”, disse o músico.

Segundo Mário Telles, organizador das atrações artísticas da Casa, o espaço tem atraído a atenção de muitos músicos. “Este ano também temos a Couttoororchestra, de Sergipe, que promete impressionar a plateia misturando forró, tango, valsa, jazz e outros estilos com o som eletro com a participação de um DJ. Será incrível”, relata.

SARAU – No dia 12 de agosto, a Casa do Jazz também vai ser palco do sarau “Antologia Poética”, envolvendo 40 poetas riostrenses. As apresentações acontecerão de 10h às 18h. 

APLICATIVO – É possível conhecer um pouco mais sobre a carreira e repertório de todos os artistas que se apresentarão na Casa do Jazz por meio do aplicativo para smartphones, grande novidade desta edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Em apenas 15 dias, mais de duas mil pessoas baixaram o aplicativo, que está disponível no website da Prefeitura no link www.riodasostras.rj.gov.br/aplicativo.

sábado, 12 de julho de 2014

Prefeitura de Rio das Ostras recadastra para Transporte Universitário no segundo semestre.

A Prefeitura de Rio das Ostras está realizando o recadastramento, para o segundo semestre, do bilhete eletrônico para os alunos de Ensino Técnico em Nível Médio e Nível Superior que estudam fora da cidade. Quem se inscrever até o dia 18 de julho vai ter direito a receber o benefício em agosto.  Os que ultrapassarem essa data, sendo que o prazo limite é 31 de julho, vão ter acesso ao benefício a partir de setembro.

Os estudantes são beneficiados pelo Programa Municipal de Transporte Universitário, gerido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Até o final do mês, a Prefeitura também está efetuando o cadastro de novos interessados em receber o cartão.

Só podem participar do processo de recadastramento os estudantes que realizaram seu cadastro no período de 27 de janeiro a 21 de fevereiro deste ano, na sede da Secretaria. Os alunos também devem residir em Rio das Ostras, estar matriculados em curso técnico ou de graduação; e não possuir outra formação no mesmo nível e/ou modalidade de ensino.

O Programa de Transporte Universitário de Rio das Ostras atualmente beneficia cerca de 1 mil estudantes que estudam em cidades como Cabo Frio, Campos, Macaé, Nova Friburgo, Niterói e Rio de Janeiro.  Além de trazer uma importante economia aos cofres públicos, uma vez que só são pagas as viagens efetuadas, o bilhete eletrônico permite a geração de relatórios que mostram como os cartões estão sendo utilizados.

DOCUMENTOS PARA RECADASTRAMENTO – Para ter direito ao benefício no mês de agosto, os alunos devem comparecer, até o dia 18 de julho, à sede da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº, Extensão do Bosque, para a entrega dos seguintes documentos: comprovante de renovação de matrícula e quadro de horário das disciplinas em que está matriculado.

Os estudantes que realizarem o recadastramento para o 20 semestre no período de 21 a 31 de julho terão o bilhete eletrônico recarregado a partir do mês de setembro. Já os alunos de Educação Superior cuja instituição renove a matrícula após o dia 31 de julho deverão comunicar à Secretaria por escrito para que seu recadastramento seja concluído em data oportuna.


CADASTRO 
– A Prefeitura também efetua, até o dia 31 de julho, o cadastro de novos alunos que queiram participar do Programa Municipal de Transporte Universitário e não se inscreveram no início do ano. Os interessados devem protocolar requerimento no Protocolo Geral da Prefeitura, anexando cópia dos seguintes documentos: formulário de requerimento (já disponível no site www.riodasostras.rj.gov.br/secti); identidade; CPF; título de eleitor; comprovante de residência; comprovante de matrícula; quadro de horário das disciplinas em que está matriculado; declaração que não possui outra formação no mesmo nível e/ou modalidade de ensino; identidade e CPF do responsável legal (quando o aluno requerente for menor de 18 anos).

Os estudantes com cadastro aprovado serão contemplados com o benefício a partir do mês de setembro. A data limite para ajustes, correções e entrega de documentos que ficarem pendentes no processo de solicitação do benefício será de 12 de setembro.

Mais informações sobre o Transporte Universitário estão disponíveis pelos telefones 2771-6441 / 2771-6442.


Rio das Ostras Instituiu o Dia Municipal de Enfrentamento à Violência!

                                                                        Fotos;De Olho em Rio das Ostras.
Comemorado pela primeira vez nesta segunda feira, 07 de Julho, em alusão ao 6 de julho, o Dia Municipal de Enfrentamento à Violência em Cerimônia, Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente, instituído por lei, realizada na Câmara Municipal de Rio das Ostras.
A Prefeitura instituiu essa data em conformidade com a Lei Municipal N° 1809, de 2013, para homenagear a menina Gabrielly Batista da Silva, crime que chocou Rio das Ostras.
Um dia dedicado à reflexão e ao empenho de todos pelo combate à violência no município com o intuito de informar e conscientizar as pessoas a falarem sobre casos de violência e não permitirem que nossas crianças sofram abusos na infância.
Preservando a integração física e emocional das crianças e adolescentes e orientando as pessoas não se omitirem quanto a questão da violência de um modo geral.

O Encontro mobilizou representantes da Administração Municipal e integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e membros do judiciário, representantes da Promotoria da Vara da Infância.

Compuseram a mesa de honra as seguintes personalidades: - Professora Dalva Fragoso Pinto, Subsecretária Municipal de Educação e representante do Conselho Municipal da Criança e Adolescente; Senhora Mariana Gonçalves, Representante do Conselho Tutelar;  Senhor José Luis da Silva Porto, Presidente do Fundo Municipal de Infância e Adolescência; Sr. Rosenildo Viana, Subsecretário de Bem Estar Social e representante da Secretária senhora Rose dos Santos na Cerimônia; Dra. Carla Conceição Guimarães Tavares, Delegada da 128a D.P de Rio das Ostras; - Dra. Juliana Gomes Viana, Promotora de Justiça Civil de Rio das Ostras; Dra. Maria Vitória Sussekind Rocha, Procuradora Federal do Ministério Público do Trabalho  (Responsável pelo Programa de Erradicação Contra  a Violência a Criança e Exploração Sexual e do Trabalho Infantil);  Dr.Rodrigo Leal Manhãs de Sá, Juiz da 1ª Vara da Infância, Vereador Nini, Presidente da Câmara representando os demais vereadores e o Prefeito Sabino.
Além de diversos representantes da sociedade civil organizada, o Encontro contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Senhora Andréa Machado e do Secretário de Meio ambiente, sustentabilidade, agricultura e pesca senhor Nivaldo Talon e o Secretário de Segurança Pública, senhor Paulo Cesar Viana, servidores municipais e cidadãos comuns.

Segundo José Luiz Porto, presidente do Fundo Municipal da Criança e Adolescentes, a data existe para uma reflexão, mas a atenção da sociedade deve ser mantida todos os dias. “É preciso observar atentamente o comportamento de nossas crianças e adolescentes. A atenção e a denúncia devem ser uma preocupação constante de toda sociedade para evitar que os agressores escapem à ação da Lei”, comentou.


Em seu pronunciamento a Subsecretária Dalva Fragoso destacou:
“Meus queridos, cada vez mais precisamos nos unir e fazer essa corrente de proteção no combate e enfrentamento à violência e aos maus tratos e abusos sexuais contra as crianças e adolescentes”.
“Na maioria das vezes nós percebemos as crianças que sofrem os abusos, mas elas são impedidas e ameaçadas de falar qualquer coisa”
  “Um transtorno na vida escolar, a criança não aprende, a criança sofre, a criança é violenta é o que vemos diariamente nas escolas em Rio das Ostras”.
“Hoje nós temos a felicidade de morar numa cidade em que o Prefeito institui o Dia Municipal de Enfrentamento à violência e quando o Prefeito assumiu este dia ele deixou clara a sua preocupação com a garantia dos direitos de nossas crianças”, Complementou a professora Dalva. 

O Subsecretário Rosenildo defendeu a vigilância dos pais:
“Cabe sim a cada um de nós nos preocuparmos com as nossas crianças, ás vezes até podemos achar que não é problema nosso, mas cinco ou dez minutos da nossa atenção poderá se transformar numa tragédia em nossa família”
“Eu graças a Deus tenho um filho de oito anos e me preocupo muito com ele e ás vezes escuto de amigos que sou muito protetor e eu digo sou e serei assim sempre e se eu não proteger quem vai fazer por mim? Então eu vou a escola converso com a professora com a diretora e acho que é assim que podemos cuidar da nossas crianças”-Destacou o Subsecretário Rosenildo.


A Dra. Carla Tavares chamou a atenção para a principal ferramenta, a denúncia:

O prefeito Sabino propôs um minuto de silêncio e destacou a importância de mobilizar a sociedade em torno do tema:
 “Esse é um dia de triste memória para nós. Há um ano presenciamos a violência contra a menina Gabrielly, de apenas 2 anos, que foi brutalmente assassinada. E, justamente por sabermos que casos de violência contra crianças e adolescentes ainda acontecem na nossa sociedade, precisamos reafirmar nossa missão de denunciar para que os agressores não fiquem impunes”, comentou o prefeito.

Casos de agressão ou abusos contra crianças e adolescentes podem ser denunciados pelo Disque 100, ou pelos telefones do Conselho Tutelar de Rio das Ostras 2771-6365 e 2760-7384.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Gelson Apicelo destaca investimentos na Saúde em Rio das Ostras.

                                               Fotos:De Olho em Rio das Ostras 
Vice-prefeito acompanha andamento das obras da área da saúde, como a construção da UPA, dos postos de saúde no Beiramar, Nova Esperança e outros.
O vice-prefeito de Rio das Ostras, Gelson Apicelo, acompanha de perto o andamento das obras da área da saúde, cujo investimento soma R$ 30 milhões. Este investimento vai melhorar a estrutura física dos prédios novos e antigos dos postos de saúde, como também da UPA 24h, parceria assinada com o governo do estado, além da Clínica da Família, inaugurada recentemente. 
A construção do novo Pronto Socorro também está entre os investimentos.
                                                                           Clínica da Família-Rio das Ostras-RJ 

Gelson Apicelo destacou a relevância da parceria com o Governo do Estado, convidando a participação da população para acompanhar as obras em andamento da Saúde Municipal. Gelson disse reconhecer que R$ 30 milhões é um bom investimento para a saúde, mas que o valor ainda não é suficiente para atender a todas as demandas da saúde no município.
 “Estamos contente com o investimento feito na saúde, a parceria com o governo do estado ajuda muito, mas é pouco,  a cidade cresce rapidamente, não podemos deixar os problemas se agravarem, o nosso desafio é melhorar a saúde e sem dúvida estamos conseguindo isso com a dedicação de nosso prefeito Sabino”.

Para este mês de julho estão previstas inaugurações da Unidade de Pronto Atendimento - UPA, postos de saúde na Cidade Beiramar e Nova Esperança. O funcionamento das novas unidades implicará a contratação de pelo menos 500 servidores. “A instalação da UPA vai reduzir o fluxo nos Postos de Saúde. Incluem leitos, salas de cuidados intensivos, de cuidados semi-intensivos e consultórios. Conta ainda com atendimento de pediatria, odontologia e clinica médica, além de exames laboratoriais, raios-X, sutura, gesso, medicação e nebulização”.
A Construção do Novo Pronto Socorro Municipal já está em andamento. A obra de duplicação do Hospital Municipal de Rio das Ostras está programada para ser finalizada em dezembro. A ampliação será de 60 para 120 leitos. Já a reforma das Unidades Básicas de Saúde de Nova Esperança, Rocha Leão, Ancora, Recanto, Operário e Cidade Praiana estão prontas.
Novos Postos – A Construção de novos postos de saúde e ampliação da UBS do Mar do Norte estarão prontos até dezembro. A ampliação do posto de saúde de Mar do Norte vai permitir a unidade atender três mil pessoas. A obra inclui a construção de almoxarifado, banheiros, quatro consultórios — também de atendimento odontológico — sala de acolhimento multiprofissional, salas para atividades administrativas, sala de curativo, estocagem de medicamentos, sala
de observação, de procedimentos, sala de vacina, consultório adaptado para pessoas com deficiência, sala de inalação, entre outras áreas.
Com uma verba de R$1,3 milhão por unidade, cada uma conta com 362 m2, incluindo sala de recepção, dois banheiros para pessoas com deficiência, atendimento ambulatorial, três consultórios, dois consultórios diferenciados, com sanitário para ginecologia, um consultório odontológico, além de salas de procedimentos, de reuniões e de imunização. Conta ainda com farmácia, cozinha para funcionários, área administrativa, sala de arquivo médico, prestação de serviço e apoio logístico, almoxarifado e dois vestiários para funcionários.
Na unidade atuarão quatro equipes da Saúde da Família, podendo atender até oito mil pessoas por mês. Cada uma é formada por um médico generalista, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e cerca de oito agentes comunitários. A clínica contará também com duas equipes de saúde bucal.
Os novos postos, que serão instalados em Nova Cidade, Chácara Mariléa e Ouro Verde, poderão atender, ao todo, até 33 mil moradores. Cada unidade nova vai contar com atendimento de médico de família, enfermagem, agentes comunitários de saúde, vacinação, coleta de sangue, farmácia, entre outros serviços. As equipes dos postos contam com apoio de nutricionistas, fisioterapeutas, pediatras e ginecologistas.